quarta-feira, 9 de março de 2011

Edital de chamada de trabalhos

Como prometido, aqui está o edital de Chamda de Trabalhos do VII Colóquio de Moda. 

EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS

 VII Colóquio de Moda 2010 - 11 a 14 de setembro de 2011- 
Local: CESUMAR/Maringá PR 
(Promoção:  REDEModa  - Rede  de Ensino Superior  de  Moda do Paraná [Cesumar, UEL, UEM, Unipar e UFTPR])


            Comunicamos a abertura das inscrições para apresentação de trabalhos no
VII COLÓQUIO DE MODA, no período 15 de março a 30 de maio de 2011, para o que estabelece as seguintes normas e procedimentos:

1.       Público alvo
·         Poderão apresentar trabalhos estudantes de graduação, pós-graduação e pós-graduados, com pesquisas sobre o campo da moda, na forma de Artigos para discussão em Grupos de Trabalhos, Comunicação Oral ou Pôster.
·         Deverão submeter a inscrição de artigos inéditos, de acordo com a área da pesquisa, em um dos XX Grupos de Trabalho (GTs), somente alunos de pós-graduação (mestrado/doutorado)
·         O VII Colóquio de Moda será aberto a ouvintes.

2.       Normas para Elaboração e Envio das Propostas:
2.1. Serão aceitas as propostas de artigos para discussão nos GTs (Grupos de Trabalho) e realizadas por pessoa que possuam titulação mínima de mestre e que observem os seguintes itens:
·         Nome do(s) autor (es) seguido(s) de titulação e instituição de vínculo;
·         Título com até 85 caracteres com espaços em fonte Arial tamanho 12, negrito, centralizado;
·         Nome do(s) autor (es) seguido(s), na mesma linha, de curso e instituição de vinculo entre parênteses) em fonte Arial tamanho 12, alinhado pela direita;
·         Resumo com até 5 linhas, seguido de 3 (três) palavras-chave, em fonte Arial tamanho 12, justificado;
·         Resumo em inglês ou francês, com até 10 linhas, seguido de 3 (três) palavras – chave, em fonte Arial tamanho 12, justificado;
·         Texto com no mínimo 8 e máximo 12 laudas, em fonte Arial tamanho 12, justificado, incluindo notas de fim de texto e referências bibliográficas, se for o caso, e com as imagens já incluídas as imagens (ver item abaixo);
·         Até 3 (três) imagens, coloridas ou p&b, em 150 dpi, incluídas no texto com as respectivas legendas.
·         Comprovante de pagamento de inscrição.
·         Os arquivos deverão ser anexados em PDF.

2.2.  Serão aceitas as propostas de Comunicação Oral, para sessão livre de apresentação, por pessoas que possuam a titulação mínima de bacharel e/ou tecnólogo e que observem os seguintes itens:
·         Nome do(s) autor (es) seguido(s) de titulação e instituição de vínculo;
·         Título com até 85 caracteres com espaços em fonte Arial tamanho 12, negrito, centralizado;
·         Nome do(s) autor (es) seguido(s), na mesma linha, de curso e instituição de vinculo entre parênteses) em fonte Arial tamanho 12, alinhado pela direita;
·         Resumo com até 5 linhas, seguido de 3 (três) palavras-chave, em fonte Arial tamanho 12, justificado;
·         Resumo em inglês ou francês, com até 10 linhas, seguido de 3 (três) palavras – chave, em fonte Arial tamanho 12, justificado;
·         Texto com no mínimo 7 e máximo 10 laudas, em fonte Arial tamanho 12, justificado, incluindo notas de fim de texto e referências bibliográficas, se for o caso, e com as imagens já incluídas as imagens (ver item abaixo);
·         Até 3 (três) imagens, coloridas ou p&b, em 150 dpi, incluídas no texto com as respectivas legendas.
·         Comprovante de pagamento de inscrição.
·         Os arquivos deverão ser anexados em PDF.

2.1.1. As propostas de Artigos para discussão nos GTs e Comunicação Oral deverão ser enviadas até 30 de maio de 2011, por correio eletrônico no seguinte endereço: www.coloquiodemoda.com.br.(disponível em breve)  
             Em anexo à mensagem deverão constar:
·         Ficha de Submissão de Comunicação Oral (disponível no site)
·         Proposta de Comunicação Oral de acordo com o item 2.1

2.3.  Serão aceitas as propostas de Pôster, que demonstrem resultado parcial ou final de pesquisas de TCC e Iniciação Científica, sob a orientação de um professor pesquisador e que observem os seguintes itens:
·         Nome do(s) autor (es) seguido(s) do curso de graduação e da instituição de vínculo;
·         Nome do orientador, titulação máxima e instituição de vinculo;
·         Título do pôster;
·         Texto com até 5.000 caracteres sem espaço, em fonte Arial tamanho 12, justificado; contendo: Introdução (visão geral sobre o assunto com definição dos objetivos, indicando a relevância da pesquisa); Metodologia (como o trabalho foi realizado); Resultados e/ou Conclusão ou Discussão; Referências (bibliográficas e eletrônicas);
·         3 (três) palavras-chave, em fonte Arial tamanho 12, justificado;
·         Até 3 (três) imagens, coloridas ou p&b, em 300 dpi, incluídas no texto com as respectivas legendas.
·         Comprovante de pagamento de inscrição.
·         Os arquivos deverão ser anexados em PDF.

2.3.1. As propostas de pôster deverão ser enviadas até 30 de maio de 2011, por correio eletrônico à Comissão Organizadora do VII Colóquio de Moda 2011, para o seguinte endereço: www.coloquiodemoda.com.br. (disponível em breve)  
Em anexo à mensagem deverão constar:
·         Ficha de Submissão de Pôster (disponível no site)
·         Proposta de pôster segundo especificações do item 2.2

2.3.2. É de responsabilidade do(s) autor (es) a revisão gramatical do texto encaminhado.


3.       Submissão e Aceite dos Trabalhos

3.1    A língua oficial do evento é o Português, contudo, poderão ser recebidas e avaliadas inscrições em Espanhol.
3.2.  Submissão do artigo completo para avaliação pelo Comitê Científico;
3.3.  Não serão aceitos Resumos para avaliação pelo Comitê Científico;
3.4.  Somente serão avaliados os artigos que atendam à norma científica da ABNT, bem como, as solicitadas neste Regulamento. Ver Modelo de Artigo para o Colóquio. Na inobservância do item ou parte dele, o trabalho será REPROVADO.
3.5.  Não serão admitidos acréscimos ou alterações após o envio do Artigo para composição dos Anais, uma vez que o mesmo deverá ser enviado em sua versão final.
3.6. As opiniões e conclusões emitidas nos artigos, bem como, a exatidão e adequação das informações e referências, são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3.7. Os Pareceres emitidos pelos membros do Comitê Científico são reservados e ficam em sigilo do Comitê Organizador do evento, não cabendo recurso do inscrito/participante.
3.8.  A revisão gramatical e ortográfica do texto é obrigatória e de responsabilidade do autor, pois, o mesmo será publicado exatamente como o recebido.
 3.9. A inscrição confere o direito à apresentação e publicação de um único trabalho por autor. O mesmo autor poderá ter no máximo dois trabalhos inscritos, porém, um deles, na condição de co-autor, ou seja, um como autor principal e, outro como co-autor. Ambos serão certificados.
3.10. No caso de trabalhos em co-autoria, a apresentação deverá ser feita por um dos dois autores.
3.11.    No caso de autor principal (único), não será permitida a apresentação do trabalho por outra pessoa.
3.12.    Caso o trabalho não seja selecionado, o candidato ficará automaticamente inscrito no evento. O pagamento da inscrição não significa o aceite do trabalho, portanto, o referido valor não será devolvido sob qualquer alegação.
3.13.    Para efeito de certificação, somente receberão o certificado os trabalhos efetivamente apresentados. No caso de co-autoria, ambos receberão certificado. Ver comentário 7


4.                  Análise e Seleção das Propostas de Comunicação e Pôster

4.1. As propostas de Comunicação Oral e Pôsteres serão analisadas pelo Comitê Científico. Em caso de não aprovação serão automaticamente convertidas em inscrição pára o evento.
As inscrições de propostas de Artigo para discussão nos GTs serão analisadas pelos coordenadores dos respectivos GTs. No caso do artigo não ser selecionado a inscrição será convertidas automaticamente em inscrições de ouvinte. A decisão final do Comitê Científico é soberana em qualquer instância.
4.2.  A divulgação dos trabalhos selecionados será no dia 10 de junho de 2011, no site www.coloquiodemoda.com.br. (disponível em breve)  

4.3. São Atribuições dos coordenadores:
·         São de responsabilidade dos coordenadores dos Grupos de Trabalhos (GTs): o recebimento, a leitura, a análise, a aprovação e a respectiva alocação dos trabalhos avaliados, utilizando para isso o programa indicado no site do VII Colóquio de Moda
·         Organização das sessões de modo a assegurar a diversidade de vínculo institucional e de titulação dos participantes;
·         Organização da grade de programação de seus respectivos GTs;
·         Coordenação das atividades do GT durante todo o Colóquio;
·         Elaboração de relatório de atividades.


5.                   Cronograma


  04/01/2011 a 15/02/2011
Divulgação do Edital para proponentes de GT(s) e Minicursos para o VII Colóquio de Moda.
  28/02/2011
Divulgação dos GT(s) e Minicursos analisados pelo Comitê Científico.
         15/03/2011 a 30/05/2011
Inscrição e Submissão de Trabalhos para os GT(s); sessões de Comunicação Oral e Pôsteres.
Inscrição para participação nos Minicursos.
         30/06/2011
Divulgação dos Trabalhos selecionados pelo Comitê Científico, para apresentação nos GT(s),                sessões de Comunicação Oral e Pôsteres.
          01/07/2011 a 30/08/2011   
 Abertura de inscrição para Ouvintes    
          15/08/2011        
 Data Limite para confirmação da apresentação no VII Colóquio de Moda
          11/09/2011
 Fórum das Escolas de Moda – abertura
          12, 13, 14/09/2011
  VII Colóquio de Moda - abertura
 
          
6.                  Publicação dos Textos
6.1.   Os textos das Comunicações Orais, Pôster, e Artigos selecionados pelos GTs, serão publicados em CDrom.
6.2.    Não haverá publicação de textos entregues fora do padrão especificado neste Edital.
6.3.    Não haverá publicação de textos de Comunicadores que não confirmarem a sua inscrição no evento.

7.                  Ouvintes
7.1.   Serão aceitas inscrições de ouvintes de 01 de julho a 30 de agosto de 2011.   A inscrição dará direito ao certificado de participação no evento.
7.2.             As inscrições de professores sem apresentação de trabalhos e estudantes (ouvintes) deverão ser feitas conforme indicação no site. www.coloquiodemoda.com.br


8.      Inscrições e Valores:

 Depósito identificado em conta: essa informação será disponibilizada em breve.    
Professores e Pesquisadores com apresentação de trabalhos
15/03 a  30/05/2011
 $ 180,00
Estudantes com apresentação de trabalhos                            
28/02 a  30/05/2011
 $ 120,00
Professores e pesquisadores sem apresentação de trabalhos                                
01/7 a 30/08/2011
 $ 150,00
Estudantes ( ouvintes)
01/7 a 30/08/2011
 $ 100,00

Minicursos (sujeito ao número de vagas)  - a lista dos minicursos que serão oferecidos será disponibilizada em breve.
28/02 a 31/08/2011
 $  35,00


9.  Local

CESUMAR (Centro Universitário de Maringá)
Endereço: Avenida Guedner, 1610.
Maringá – Paraná
             
  1. Organização

            Comitê Organizador do VII Colóquio de Moda
Profa. Dra. Maria de Fátima da S. C. G. de Mattos. CUML/RP -  Presidente.
Profa. Dra. Maria Claudia Bonadio SENAC/SP - Vice - Presidente
             Profa. Drda. Dorotéia Baduy Pires - UEL/PR - Coordenadora do Fórum das Escolas de Moda
          
Associação Brasileira de Pesquisas em Moda
Profa. Dra. Kathia Castilho – UAM/SP – Presidente da ABEPEM

10.1.                    Coordenação Local: Prof. Valdirene Aparecida Vieira (UEL)

       11. Realização 
 
  Rede de Escolas do Paraná – CESUMAR/UEL/UEM/UFTPR/UNIPAR

12 comentários:

  1. Estudantes de Graduação Superior tecnológica podem participar como Comunicação Oral?

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  2. Estudantes de cursos tecnológicos ou bacharelado só podem apresentar poster. Caso vc já tenha concluído a sua graduação, ok, pode apresentar uma comunicação.

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  3. assim como a leticia, sou graduada em um curso superior em tecnologia de moda e estilo e pos-graduada em moda, produto e comunicacao, posso participar da chamada de artigos? grata

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  4. Sim Dávila, vou corrigir isso no edital, mas vc pode sim.

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  5. eu sou estudante de graduação então eu só posso apresentar poster?

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  6. Mestrandos podem enviar artigos para as GTs em conjunto com o Orientador?

    Att.,
    Joyce

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  7. no item 3.4 diz: "ver modelo de artigo", mas nao consigo visualizar. Qual o modelo de artigo?

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  8. Olá, gostaria de saber a diferença de apresentação oral livre e discução dos Gts? serão apresentados no mesmo lugar(nas salas de Gts como nos outros coloquios?) e terá horário especifico para a apresentação da comunicação oral?
    Também não consegui encontrar o modelo de artigo.
    att.
    Carla.

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  9. Olá Carla,

    o modelo do artigo já foi postado no blog e creio que a partir do modelo, algumas das suas dúvidas serão esclarecidas.
    As comunicações orais são totalmente livres, ou seja desvinculadas dos GTs e ocorrerão em horário diferente dos GTs para que todos possam se assistir. Cada Sessão de Comunicação Oral terá um coordenador a ser designado pela Comissão Organizadora. O tempo previsto para a apresentação de Comunicação Oral é 15 minutos.
    Att,
    Maria Claudia.

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  10. Olá, gostaria de esclarecer se mestrandos podem enviar para os Gt's artigos produzidos individualmente,apenas com a orientação do professor ou se tem que obrigatoriamente ser produzido em conjunto com o mesmo.

    Att,

    Claudia Trindade

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