segunda-feira, 28 de março de 2011

Lista dos Minicursos ofertados pelo VII Colóquio de Moda


Observações:
Os valores para a inscrição nos Minicursos serão divulgados em breve.
A oferta de um Minicurso dependerá de um número mínimo de inscritos. 

01- Moda sob medida - Normalização de medidas de tamanhos em confecção
Proponente: Ms. Maria Adelina Pereira (FATEC-Americana/ABNT)
Ementa: Apresentar o estado da arte da padronização de medidas do corpo humano , formas de indicação de tamanhos por vestibilidade.


02 - “Idéias com Acento” experimentações virtuais com a moda
Proponentes: Ms. Luciane Glaeser e Maína Pinillos Prates.
Ementa: O curso objetiva discutir o fenômeno das redes sociais na internet, indicando estratégias e possibilidades experimentadas no âmbito da cultura de moda.


03 - Iniciação a Projetos Culturais
Proponente: Wagner Ferraz (Grupo de Pesquisa Processo C3, idealizador e editor da Revista Digital Informe C3 Corpo, Cultura, Artes e Moda www.processoc3.com)
Ementa: O mini curso busca introduzir a conhecimentos básicos sobre a elaboração, gerenciamento e prestação de contas de projetos no âmbito cultural. Aborda conteúdos teóricos e práticos que auxiliem os participantes na elaboração de seus próprios projetos culturais para editais e para a Lei Federal de Incentivo a Cultura, pontuando metodologia para elaboração e cadastramento destes para avaliação.


04- Modelagem plana em minimoldes
Proponentes: Carla Hidalgo Capelassi (UEM) e Elaniete de Souza Comitre (UEM)       
Ementa: Desenvolver moldes (miniatura) femininos de peças como calça, saia, blusa e vestido. Será apresentado o traçado de bases e interpretação de modelos. A metodologia para obtenção dos moldes consiste na utilização de escala, utilizando métodos de risco de publicações de autores conhecidos na área de modelagem plana.
     
05 - GIMP - tratamento de imagens digitais
Proponente: Patrícia Helena C. Harger (UFTPR)
Ementa: Semelhante ao ADOBE PHOTOSHOP, o GIMP, programa de manipulação de imagens, é uma das maiores referencias para o tratamento de imagens no mundo do software livre.

06 – Curso de modelagem de Boné
Proponente: Naomi Nagamatsu (UFTPR)
Ementa: Compreensão, interpretação e execução de modelos aplicando técnicas de transformação de bases de boné.

07 (Eletro) têxtil: flexibilidade elétrica em superfícies têxteis
Proponente: Ms. Lavínnia Seabra (UFG)
Ementa: Conceito de  e-tecidos (tecidos eletrônicos). Experimentação de materiais elétricos em padronagens planas e malharia retilínea. Introdução aos materiais eletrônicos. Materiais têxteis condutores. Construção de circuito simples. Costura de materiais eletrônicos em suportes têxteis.

08 - Moda e Memória: a cultura visual e a sua reflexão contemporânea
Proponente: Teresa Lopes (UCPe)
Ementa: Com abordagem teórica e prática, o curo conclui-e com um painel imagético. Compreende em discutir a estética retrô em artefatos de moda, apresentar o conceito, debater como ela faz parte da nossa vida, como pode ser uma fonte de pesquisa e como esses referenciais se articulam com nossa cultura visual contemporânea.

09 - Moulage Interativa: uma experiência de construção
Proponente: Ms. Patrícia de Mello e Souza (UEL) e Valdirene A.V.Nunes (UEL)
Ementa: O pensamento da modelagem. Flexibilidade no processo de construção. Experimentações formais. Possibilidades construtivas. Integração de técnicas bi e tridimensionais no desenvolvimento do produto. 

10 - Modarte – criação de objetos sustentáveis
Proponente: Ms. Neide Köhler Schulte (UDESC)
Ementa:
Teoria da sustentabilidade ambiental e criação de objetos exclusivos a partir de reaproveitamento de materiais têxteis e outros materiais para criação de objetos sustentáveis para vestuário, decoração, e outros.

11- Design de estamparia: linguagens artesanais em meios digitais
Proponenente: Ms. Luz García Neira (USP/Senac-SP)
Este mini-curso propõe-se a apresentar a utilização do software Adobe Photoshop® para a simulação de algumas técnicas de desenho de estamparia presentes no Departamento Têxtil da Wiener Werkstätte, Áustria, no período 1910-1932.


12 – A Moda Nos Museus
Proponente: Ms. Michelle Kauffmann
Ementa:
Por que os museus colecionam Moda? Como a expõem, como a preservam? Onde os museus encontram os objetos? Como gerenciam seus acervos? Este curso apresenta os principais museus que colecionam indumentária e seus desafios enquanto instituições culturais.

13- Crítica dos produtos de moda e suas relações com os estilos de vida dos indivíduos, na contemporaneidade.
Proponente: Dra. Renata Cidreira Pitombo (UFRB)
Ementa: Crítica dos produtos de moda e suas relações com os estilos de vida dos indivíduos, na contemporaneidade.

14- Curso prático de Serigrafia – processos alternativos
Proponente: Anderson Luiz de Souza (Senac-Rs e Fatec)
Ementa:  Este minicurso propõe ensinar de maneira prática e artesanal a preparação e gravação de matrizes (telas serigráficas) assim como o processo de impressão de imagens sobre superfícies planas (como papel e tecidos) utilizando alguns processos alternativos de serigrafia. Possibilitando que o participante possa empregar estes conhecimentos em fins comerciais ou artísticos, seja na moda ou nas artes.

15 - Coolhunting
Proponente: Sabrina Giselle Levinton (SENAI CTM)
Ementa: O curso consiste em atividades internas como a observação, análise e investigação com foco na moda sobre estilos, roupas e blogs de moda, através do processo descritivo da investigação. Também será exercitada a formatação de trends boards para moda.

16 - Inovação e Criatividade: três métodos de modelagem tridimensional
Proponentes: Andrea Meneghetti Zatta (SENAI -Londrina) Karen Marcucci (SENAI Londrina)
Ementa: Subtraction cutting, transformation and reconstruction (TR) e zero waste são novas metodologias que planejam a modelagem de uma peça juntamente com o processo criativo. Com foco no menor consumo de material, na obtenção de volumes inesperados ou de formas geométricas, esses métodos resultam em peças inovadoras e surpreendentes.

4 comentários:

  1. Olá, com posso fazer as inscriçoes?
    Obrigada
    Jana
    http://blogndroll.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Como faço inscrição para submissão de artigo? o site do colóquio ainda não esta funcionando? Quando for fazer a submissão já me inscrevo nos minicursos e pago tudo junto?
    Obrigada
    Maria Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria Fernanda,

    as inscrições para os minicursos ainda não estão abertas. O site do Colóquio estará no ar em breve e aí vc poderá realizar sua inscrição.
    O site estará em novo endereço, o qual será divulgado através desse blog e tb do facebook e twitter do evento.
    Att,
    Maria Claudia.

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite!

    No edital tanto postado no blog quanto no site, não há links para ficha de inscrição, nem para fazer o boleto de pagamento, nem mesmo o e-mail para qual devemos enviar os artigos.
    Gostaria de saber quando e onde posso ter essas informações. E também se eu, já pós-graduada (especialista), que não estou estudando no momento, por tanto não tenho nenhuma instituição de ensino a qual esteja vinculada. Se posso me inscrever para a comunicação oral ou para os GT's com um artigo?

    Fico no aguardo então, Camila

    ResponderExcluir